Notķcias

InformaƧƵes sobre o FABOV
2007-05-17
 

            Para financiar as ações voltadas ao apoio e desenvolvimento da bovinocultura de corte e a organização do sistema de produção, por meio de entidades representativas deste segmento, em 9 de fevereiro de 2006, foi criado o Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (FABOV). A criação do fundo especificamente para financiar o setor, foi um passo importante para a estruturação dessa cadeia produtiva, em Mato Grosso.

            Além de aumentar o poder de investimentos do pecuarista, o FABOV vai possibilitar a realização de estudos, avanços do conhecimento científico sobre a pecuária e outras ações importantes como o planejamento, instrumento imprescindível para o processo de organização do setor. O fundo atende uma antiga reivindicação dos pecuaristas, que sempre reclamaram a falta de uma linha específica para desenvolver o setor. Com os recursos provenientes do fundo, os produtores podem desenvolver ações imediatas e estratégicas para garantir o futuro da bovinocultura mato-grossense, criando situações que promovam, entre outros resultados, o aumento do consumo da carne bovina.

            As receitas para o FABOV são oriundas da arrecadação equivalente a 2,52% da UPF/MT vigente no período, por cabeça de gado transportada para o abate, nas operações internas albergadas pelo deferimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e que incidam contribuição ao Fundo de Transporte e Habitação (FETHAB). Cabe ao produtor, neste caso, recolher R$ 0,66. Outras fontes de recursos serão oriundas de convênios firmados com outros setores públicos e privados; contribuições e doações de pessoas jurídicas de direito público e privado; contribuições, doações e convênios de financiamentos efetuados por organismos internacionais de cooperação para aplicação no sistema produtivo da bovinocultura; além de repasses de recursos financeiros oriundos do FETHAB.

 
Fonte: Suzi Bonfim - FAMATO
 
 

Copyright © - 2009 - FABOV - Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte
Todos os direitos reservados

Equipe-S - Sites de Sucesso