NotÝcias

Dia de campo com foco na integra├ž├úo
2014-02-24
 

A parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrossilvipastoril) com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) para continuidade dos dias de campo sobre integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Integrados de produção continua em 2014. Estão programados 10 eventos dessa modalidade, o primeiro aconteceu no 15 de fevereiro, na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte, e o segundo será amanhã (25). Trata-se do 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados no Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.

De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domit, a modificação no formato do dia de campo foi realizada com base nas avaliações e sugestões dos participantes das edições anteriores. Dessa forma, cada roteiro terá quatro estações, onde serão realizadas apresentações de 40 minutos sobre um único tema, diferentemente do que ocorreu em edições passadas, quando em uma estação eram abordados até dois assuntos. Domit explica, que com o aumento do público que participa dos dias de campo, os grupos estavam ficando muito grandes, o que pode prejudicar a dinâmica e a qualidade das palestras.

No roteiro A haverá estações sobre novas opções de forrageiras para pastagens, manejo integrado de pragas em sistemas agrícolas, agricultura de precisão e sensoriamento remoto e manejo do componente florestal na integração lavoura-pecuária-floresta. Já o roteiro B, por sua vez, terá palestras sobre sistema silvipastoril para a pecuária de leite, bananeira em sistemas agroflorestais, apicultura e mudança do clima e gases de efeito estufa na agricultura.

Em 2013, os dias de campo reuniram cerca de 1.500 pessoas entre produtores rurais, extensionistas e estudantes. Segundo o diretor Administrativo e Financeiro do Sistema Famato, Nelson Piccoli, a meta para 2014 é atrair ainda mais público para os eventos, que têm como objetivo mostrar casos bem sucedidos de propriedades rurais que integram a produção de grãos com floresta e pecuária. Conforme, Picsoli, a meta este ano é alcançar dois mil participantes. Essa parceria muito nos orgulha e é uma maneira de somar esforços para levar conhecimento e novas tecnologias aos produtores mato-grossenses, mostrando casos reais de que é possível aliar várias culturas em uma mesma propriedade. 

Os dias de campo ocorrem em propriedades onde estão sendo desenvolvidas as Unidades de Referência Tecnológica (URTs) da Embrapa e também na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. Além da Fazenda Gamada de Nova Canaã do Norte, as outras URTs são: Fazenda Bacaeri (Alta Floresta), Fazenda Certeza (Querência), Fazenda Pégasus (Marcelândia), Fazenda Dona Isabina (Santa Carmen), Fazenda Guarantã (Juara) e Fazenda Brasil (Barra do Garças).

 

 

 
Fonte: Gazeta Digital
 
 

Copyright © - 2009 - FABOV - Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte
Todos os direitos reservados

Equipe-S - Sites de Sucesso